Monday, February 27, 2006

E Choooooove!

Bom, enquanto chove abundantemente la fora, eu, aqui na biblioteca Italo- francesa, escrevo um pouco sobre Roma.
Espero escrever sobre alguns lugares daqui, ja que nem todos conhecem. Assim, vcs podem viajar comigo e quando vierem a Roma, podem visitar esses lugares que eu vou falar.
RUAS: as ruazinhas pequenas e estreitas sao um charme. Eh o que eu mais gosto aqui, caminhar pelas ruazinhas e olhar os predios antigos. Sao um verdadeiro charme. As portas de alguns predios sao super legais, grandes e antigas, algumas parecem ter saido de algum filme medieval. Os predios tem floreiras e trepadeiras, tri romantico. E tri facil de se perder tambem, mas eh sempre bom caminhar pelas ruazinhas, ainda mais tomando um gelato (que eh maravilhoso!)

PIAZZAS: Bom, em Roma tem muita Piazza. Na verdade para designar o nome de uma rua , eles chamam de Piazza....e eh claro, tem sempre uma fonte no meio. Ja li em algum lugar que sao mais de 300 fontes em Roma. Algumas Piazzas, porem, sao famosas e merecem comentarios.
- Piazza Bologna: nada de mais, mas como eh a que eu moro, resolvi colocar aqui.
- Piazza Spagna: eh o point da galera. Esta sempre cheia de gente na escadaria, faca chuva ou faca sol. Fica bem perto das ruas de lojas famosas. Confesso que esta piazza eh bem mais bonita nos cartoes postais. Hoje em dia ela esta em reforma e nao eh tao bonita. Mesmo assim, para ver pessoas, ali eh o local.
- Piazza Navona: Eh bem interessante, esta sempre cheia de artistas (pintores) vendendo suas obras. A embaixada do Brasil fica nesta Piazza. No domingo esta sempre cheia. E eh claro que tem aqueles caras estatuas - igual aos do brique da Redencao. hihihihihi
- Piazza Venezia: Pra mim eh uma das mais bonitas. Eh a que tem o monumento gigantesco - " Monumento a Vitorio Emmanuelle". Ate ja mandei algumas fotos tiradas la de cima. Eh lindo e gradioso, apesar de nao ser bem visto pelos italianos. Da pra subir no monumento e ver quase todo centro de Roma la de cima. Foi feito em homenagem a Unificacao da Italia e alguns o chamam de "Maquina de escrever do Mussolini". Parece uma maquina de escrever, mas nao sei o que tem a ver com o Mussolini ( e ninguem soube me explicar).
- Piazza del Popolo: nesta piazza tem duas Igrejas "gemeas", iguaizinhas. Apesar da praca ser bonita, eu fiquei pensando no desperdicio de dinheiro para fazer duas igrejas iguais, cheias de ouro dentro.
- Piazza do Pantheon: essa piazza nao se chama assim, mas como tem o Pantheon e eu nao sei o nome, vai assim mesmo. Eh a piazza mais charmosa pra mim. Cheia de restaurantes, pequena e "querida", com uns predios bem antigos. O Pantheon eh um templo de todos os Deuses, de mais de 2000 anos. Eh lindo!!!
No teto, bem no meio da cupula eh aberto com um circulo de 9 metros de diametro. Ali esta enterrado o Raffaello.
- Campo dei Fiori: um lugar bem bacana tambem, cheio de restaurantes e nos fins de semana, cheio de banquinhas de venda. Ali no meio desta piazza foi queimado " em praca publica" Giordano Bruno. Hoje tem uma estatua gigante em sua homenagem bem no lugar onde foi queimado.
- Piazza Argentina: estou bem pertinho dela agora! Eh uma piazza com umas ruinas no meio. Ali sao criados uns 280 gatos abandonados. Sim, com veterinarios e voluntarios. Alias, aqui em Roma tem muito gato nas ruas - gato no sentido "bicho, animal", porque nao tenho visto muitos homens bonitos (penso que eh so fama). Nao gosto muito de gatos!!! (bicho, animal!!!)

Bom, espero que tenha contribuido para o conhecimento e "guia" das Piazzas de Roma. No proximo post vou falar dos outros lugares bacanas e meus bairros preferidos.
Obrigada a todos que estao lendo o blog, sei que eh dificil de colocar comentarios. Nao se preocupem, mas continuem mandando emails. E nao esquecem que na segunda que vem eh o meu aniver. hihihiihiihi, venham pra ca fazer festa!!!!! O Papa estara presente. E os cardeais e tudo o mais. E gelato de graca pra todos os convidados.
Arrivederci!!!!

2 Comments:

Blogger IO_NY said...

preste atencao nos dias de chuva!
te amo!

3:45 PM  
Blogger IO_NY said...

nao era voce que reclamava das ruas estreitas e dos velhinhos!
eta contradicao das braba!

3:47 PM  

Post a Comment

<< Home